Xadrez | Como jogar

A história do xadrez tem origem controversa, mas é possível afirmar que o jogo foi inventado na Ásia. Atualmente, a versão amplamente difundida é a de que teria surgido na Índia com o nome de Chaturanga e dali se espalhou para a China, Rússia, Pérsia e Europa, onde se estabeleceram as regras atuais. Pesquisas recentes indicam uma possível origem na China do século III a.C., na região entre o Uzbequistão e a Pérsia antiga (atual Irã).

Um dos primeiros registros literários sobre o xadrez é o poema persa Karnamak escrito no século VI, e, a partir desta época, sua evolução é melhor documentada e amplamente aceita no meio acadêmico. Após a conquista da Pérsia pelos árabes, estes assimilaram o jogo e o difundiram no ocidente levando-o ao norte da África e Europa e até as atuais Espanha e Itália por volta do século X, de onde se expandiu para o resto do continente chegando até a região da Escandinávia e Islândia. No oriente, o xadrez se expandiu a partir da sua versão chinesa, o Xiangqi, para a Coreia e Japão no século X.

Por volta do século XV o jogo estava amplamente difundido pela Europa e, dentre as variantes existentes do jogo, a europeia foi a que mais se destacou devido à rapidez proporcionada pela inclusão da Dama e do Bispo. Apesar de já existir literatura anterior sobre o xadrez na época, foi neste período que começaram a surgir as primeiras análises de aberturas em virtude das novas possibilidades do jogo.

Com o avanço da computação a partir da década de 1950, começam a surgir os primeiros programas que jogam xadrez, que acompanharam a evolução do processamento de informação e introduziram o jogo na era moderna com competições on-line e acesso facilitado às análises das partidas.

Descrição

O jogo de Xadrez tem dois participantes, que usam um tabuleiro para jogar.

  • Jogadores – 2.
  • Peças – 32 peças, 16 brancas e 16 pretas. Sendo que ambas as cores possuem:
    • 2 Torres
    • 2 Cavalos
    • 2 Bispos
    • 1 Dama
    • 1 Rei
    • 8 Peões
  • Tabuleiro – tabuleiro de 64 casas, claras e escuras.
  • Objetivo – Impor o xeque-mate ao adversário ou o seu rendimento.

Definições

  • Xeque – Rei sob ameaça de captura.
  • Xeque-mate – Rei sob ameaça de captura, sem que ele tenha como escapar.
  • Captura – Determinada peça toma a posição de uma outra peça adversária. Esta é removida da partida.
  • Histórico da partida – Notação de todas as jogadas feitas em uma partida.
  • Salvar partida – Guadar uma partida para poder jogar em outra hora. (Opção disponível somente na sala “galera”)
  • Carregar partida – Continuar uma partida previamente salva. (Opção disponível somente na sala “galera”)

O Jogo Xadrez

O tabuleiro deve ser posicionado de modo que a 1ª casa a esquerda de cada jogador (casa “a1” para as peças brancas e “h8” para as peças pretas) seja da cor preta. O jogador que estiver jogando com as peças brancas começa o jogo, podendo fazer o primeiro movimento. A seguir, os jogadores alternam jogadas até o fim do jogo.

Movimentação das Peças

  • Torre – A movimentação da torre se dá somente de forma horizontal (linhas do tabuleiro) ou vertical (colunas do tabuleiro).
  • Bispo – Esta peça se movimenta somente nas diagonais do tabuleiro.
  • Dama – Uma dama pode se movimentar tanto na horizontal como na vertical (assim como uma torre) ou nas diagonais (assim como um bispo).
  • Rei – Se movimenta em qualquer direção mas com limitação quanto ao número de casas. O limite de casas que um rei pode se deslocar é de uma casa por lance. O rei NUNCA pode fazer um movimento que resulte em um xeque para ele.
  • Peão – O peão somente pode fazer movimentos adjacentes à sua posição anterior, isto é, não pode retroceder. O peão, assim como o rei só pode deslocar-se 1 casa à frente por lance, no entanto, quando o peão ainda está na sua posição inicial, este pode dar um salto de 2 casas à frente.
  • Cavalo – É a única peça que pode “saltar” sobre outras peças. A movimentação do cavalo é feita em forma de “L”, ou seja, anda 2 casas em qualquer direção (vertical ou horizontal) e depois mais uma em sentido perpendicular.

Nenhuma peça, quando deslocada, pode ocupar uma casa que já está sendo ocupada por outra peça da mesma cor.

Quando a casa de destino de uma peça, quando em movimento, estiver sendo ocupada por uma peça de cor adversária, a peça em movimento efetuará a captura da aversária.

A captura feita por peças do tipo peão só é possível quando a peça a ser capturada estiver deslocada uma linha à frente e 1 coluna a direita ou a esquerda. A captura se dá na diagonal.

Movimentos Especiais

  • Roque – É um movimento que envolve 2 peças da mesma cor. São elas o Rei e qualquer uma das torres. O roque é feito ao mover o rei 2 casas para qualquer lado na horizontal. Para se fazer um roque é obrigatório satisfazer as seguintes condições:
    • O Rei não pode ter sido mexido até o momento do roque. Tem que estar na posição inicial.
    • Assim como o Rei, a Torre tambem não pode ter sido mexida, portanto deve estar na sua posição inicial.
    • As casas pelas quais o Rei irá passar, não podem estar sob ameaça das peças adversárias.
    • Não pode haver nenhuma peça obstruindo o caminho onde passarão Rei e Torre.
    • OBS: Para efetuar o Roque, clique sobre o Rei e clique sobre a posição desejada. O sistema moverá a Torre automaticamente.

  • Captura en-passant – Esta captura é um tipo especial feita por peões. Regras para a captura en-passant:
    • O peão a ser capturado deve ter feito o lance inicial de 2 casas.
    • O peão que vai fazer a captura, pode fazê-la como se o peão a ser capturado estivesse exatamente 1 casa à frente da sua posição inicial e deslocado 1 coluna a esquerda ou a direita como na captura normal.

Promoção de Peões

Um peão, ao alcançar a última linha do tabuleiro (no caso das brancas a linha 8, e no caso das pretas a linha 1) é promovido, o jogador é obrigado a escolher entre uma das seguintes peças para substituí-lo:

  • Dama
  • Torre
  • Bispo
  • Cavalo

Vitória

Só existem 2 formas de um jogador vencer. São elas:

  • Se o jogador fazer um Xeque-Mate ao adversário.
  • Se o adversário desistir da partida.

Na sala ranqueada, ainda um jogador pode ganhar se o seu adversário atingir o tempo limite.

Empates

Uma partida é considerada empatada quando:

  • Um jogador não puder mais efetuar jogadas consideradas legais.
  • Um jogador propor o empate e o outro aceitar.
  • Os jogadores não tiverem mais peças suficientes para dar xeque-mate ao adversário. É considerado material insuficiente:
    • O Rei e um Bispo
    • O Rei e um Cavalo
    • O Rei e dois Cavalos contra um Rei sozinho
  • Um jogador oferecer xeque-perpétuo.
  • Forem feitas 50 jogadas sem captura e sem movimentação de peão.
  • Determinada posição ocorrer pela 3ª vez durante uma partida.

Rei Afogado

O “rei afogado” é uma posição que ocorre em duas circunstâncias ao mesmo tempo:

  • O jogador da vez não tem jogadas legais para realizar
  • O rei do jogador da vez não está em xeque e não pode movimentar nenhuma peça;

Quando isto acontece, se diz que o rei está “afogado” e a partida termina em empate.

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