Star Wars e os Parcecs da Falcon

George Lucas já tentou consertar o erro “parsec” de Han Solo com o caminho do Millennium Falcon em 1977, logo após o lançamento do primeiro filme de Star Wars . No primeiro filme de Star Wars , Han Solo gabou-se do Millennium Falcon para Luke Skywalker e Obi-Wan Kenobi dizendo que ” fez o percurso Kessel em menos de 12 parsecs “. É uma frase icônica que está enraizada no próprio núcleo de Star Wars , e foi até levantada vários anos depois em Star Wars: The Force Awakens .

Mas o problema era que o na fala de Han Solo sobre o percurso de Kessel – da a entender que ele se referia a um parsec como uma medida do tempo – e isso não fazia sentido. Em Guerra nas Estrelas , bem como na vida real, um parsec é uma medida de distância igual a cerca de 19 trilhões de milhas (3,26 anos-luz). Então, como alguém poderia calcular um registro em velocidade usando uma medida de distância? Esta é uma questão que a franquia Star Wars enfrentou durante anos, e foi uma que Lucas realmente tentou responder logo depois que lançou “Uma nova esperança“.

Uma vez que “Uma nova esperança” estava nos cinemas, Lucas começou a promover a franquia Star Wars durante o verão de 1977 – e isso significava discutir detalhes aparentemente minúsculos que depois se tornariam problemas maiores, como o uso da palavra “parsec” por Han Solo, quando se refere a Millennium Falcon. Como explicado em The Making of Star Wars , de JW Rinzler , Lucas observou que Han Solo modificou o Millennium Falcon para que ele pudesse percorrer as distâncias mais curtas possíveis.

O que Lucas está se referindo em O Making of Star Wars não foi mostrado na tela até Solo: A Star Wars Story, em 2018. Nesse filme, enquanto tentava escapar do Império e passar pelo Kessel Run o mais rápido possível, a fim de Para chegar a Savareen antes de todo o coaxium que eles explodem, Lando Calrissian faz o download do sistema de navegação da L3-37 para o Millennium Falcon . Han Solo usa o sistema de navegação da L3 para fazer saltos curtos no hiperespaço, viajando assim pela Kessel Run na menor distância possível – 12 parsecs.

Enquanto a Lucasfilm levou mais de 40 anos para explicar a citação “parsec” de Han Solo, foi algo que Lucas já estava pensando em 1977. Não está claro, no entanto, por que ele decidiu gravar um parsec como uma medida de distância, em suas anotações, mas não no filme. Poderia ser porque os fãs de Star Wars já estavam percebendo que a citação de Han Solo não fazia sentido, mas o que quer que seja, Lucas estava bem à frente em ideias. Demorou mais de 40 anos para vê-lo realizado na tela.

Facebook