8 de maio de 2021

Banana Quântica

Blog fanzine de entretenimento

Série Netflix – O Gambito da Rainha | eu vi tudo!

2 min read

Eu gosto de Xadrez, só não sabia que o gambito da rainha era uma jogada, o máximo que sabia era que podia rocar o rei com a torre e trocá-los de posição… Mas tudo bem, não é preciso ser exímio conhecedor de Xadrez para assistir O Gambito da Rainha. Até porque a protagonista não é uma rainha e tão pouco tem as pernas finas :-)))

A história conta a trajetória de uma orfã que se revela superdotada, com uma particular facilidade para aprender a jogar Xadrez apenas observando o faxineiro da escola jogando sozinho. Não por acaso este foi seu primeiro mentor. A trajetória da personagem é cativante pois a todo momento vemos ela superando a si mesma e aos adversários que vão aparecendo. No começo é estranho o jeito que a atriz monta a personagem, introspectiva e quase mecânica e aos poucos vai se soltando e revelando uma personalidade forte e compulsiva, mas também passiva de vícios, desejos e fraquezas.

A série cativa pela abordagem que faz também ao mundo do Xadrez, e a visão do que se tem que fazer para alcançar o sucesso no jogo… dá vontade de pegar aquele velho tabuleiro e ficar jogando nem que seja sozinho para praticar. Mas aí você já tem que ser um pouco mais entusiasta de jogos de tabuleiro para entender a paixão.

A série é curtíssima, apenas 7 episódios… é rápida boa demais de assistir e conclui perfeitamente o arco que pretende mostrar. Ao final da primeira temporada a gente só fica pensando… Será que tem pra onde ir em uma segunda temporada!? huumm!!! haja imaginação.

Muito boa… Excelente… recomendo!!!

A série acompanha Beth Harmon, uma jovem órfã que descobre ter um grande talento no xadrez e precisa superar vícios a fim de se tornar uma vencedora mundial. 

Sinopse: O Gambito da Rainha

O gambito da rainha é uma forma de começar jogo de xadrez em que você oferece uma peça ao sacrifício para ganhar uma vantagem estratégica mais a frente no jogo.

O que é o Gambito da Rainha no xadrez!?

Facebook