Seria Adamantium ? | Cientistas descobriram a fórmula para o metal indestrutível.

Ainda uma teoria fruto de cálculos, a liga de metal é a combinação do Hafnium ( Hf ), Carbono ( C ) e Nitrogênio ( N ).  Os cientistas usaram um modelo de computador para encontrar um novo material com um ponto de fusão mais elevado do que qualquer outra substancia conhecida – temperatura é equivalente a dois terços da temperatura encontrada na superfície do sol. Este ponto de fusão extremo faz do metal um forte candidato para a criação de uma versão real do adamantium – o metal mais indestrutível dos quadrinhos e que recobre os ossos e compõe as garras do Wolverine.

Os cientistas desenvolveram o novo material usando simulações de computadores para calcular a composição mais otimizada do ponto de fusão do material. Os pesquisadores esperam agora sintetizar o material e testar estas propriedades em laboratório. O professor Axel van de Walle, um engenheiro da universidade de Brown em Rhode Island, que responde pela pesquisa diz:

“ A vantagem de começar com uma abordarem computacional é que nós podemos tentar vários tipos diferentes de combinações de uma forma muito barata e encontrar uma que podemos experimentar em um laboratório. De outra forma seria um tiro no escuro. Agora sabemos que temos algo para começar a tentar o experimento.”

Até os cientistas terem sucesso na síntese desta nova liga metálica o recorde de ponto de fusão registrado era de 3.526º C para a substância usando Hafnium, Tantalun e Carbono ( Hf-Ta-C ).

Os pesquisadores calcularam a fórmula para a nova liga ( Hf-N-C ) por uma simulação dos processos físicos que ocorrem em nível atômico no ponto de fusão da substância. Eles começaram pela análise das propriedades do material ( Hf-Ta-C ) e em seguida analisaram compostos que poderiam maximizar a fórmula. Encontraram no material ( Hf – Ta – C ) combinado a um elevado ponto de fusão – energia absorvida ou libertada quando se transforma de sólido para líquido – diferenças de baixo teor em desordem dos átomos – ou entropia, como um sólido ou líquido.

A maioria dos metais requerem altas temperaturas de fusão , porque eles têm estruturas moleculares estáveis ​​que requerem uma grande quantidade de energia para quebrar . O comportamento dos átomos como um líquido também determina este ponto de fusão . Eles descobriram que a liga de Hf -NC poderia absorver quantidades semelhantes de energia quando se derreteu, mas tinha uma diferença menor – ou entropia – entre um sólido e líquido. Eles trabalharam com a possibilidade de que seu ponto de fusão seria 474 ° C maior do que o do material ( Hf -Ta- C ).

O Professor van de Walle e Dr Qijun Hong , que também participa da pesquisa, diz

A pesquisa que poderia ajudar a desenvolver novos tipos de escudos térmicos na nave espacial ou ser usado em turbinas a gás.

No entanto, eles alertam que o uso exato do material Hf -N-C não será claro até que eles possam testar suas outras propriedades . Eles estão trabalhando com pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Davis, para sintetizar o composto.

Professor van de Walle acrescentou:

“ O Ponto de fusão não é a única propriedade que é importante em aplicações de materiais. Você precisa considerar as coisas como propriedades mecânicas e resistência à oxidação e todos os tipos de outras propriedades. Assim, levando em conta as coisas que você pode querer misturar e outros compostos agregados que podem reduzir o ponto de fusão . Mas uma vez que você já está começando em nível tão alto , você tem mais liberdade para ajustar outras propriedades. Então eu acho que isso dá às pessoas uma ideia do que pode ser feito. “

 

 

 

fonte: Mail Online

Facebook