16 de junho de 2021

Banana Quântica

Blog fanzine de entretenimento

Regras do Risk

7 min read

Risk — Versão Sala de Comando

Objetivo: Ser o primeiro a completar 3 objetivos e controlar sua capital.

Montagem do jogo

  • Posicione as Cidades – Retire aleatoriamente 15 cartas de território e posicione uma cidade em cada território. Embaralhe novamente as cartas e monte uma Pilha de Saque.
  • Posicione os Objetivos – Embaralhe os Objetivos e posicione aleatoriamente 4 Objetivos Secundários e 4 Objetivos Principais, com a face voltada para cima no tabuleiro. Devolva os 4 restantes à caixa.
  • Posicione as Recompensas – Embaralhe as peças de recompensas. Posicione as Recompensas Secundárias, com a face voltada para cima, sobre cada um dos Objetivos Secundários. Posicione as Recompensas Principais, com a face voltada para cima, sobre cada um dos Objetivos Principais.
  • Conte as Tropas – Conte as tropas iniciais, de acordo com o número de jogadores no jogo, cada um começa com os números mencionados abaixo:

3 Jogadores — 30 Tropas 4 Jogadores — 25 Tropas 5 Jogadores — 20 Tropas

  • Posicione as Capitais — Cada jogador joga 1 dado. Quem obtiver o número mais alto, controla o primeiro território, colocando a sua capital e uma de suas tropas iniciais sobre o território vazio. O jogo continua no sentido horário. O jogador seguinte, da mesma forma, coloca uma capital e 1 tropa sobre um território vazio, dominando aquele território, e assim por diante.
  • Domine os Territórios Restantes — Quando o jogo retornar ao primeiro jogador, ele agora poderá colocar uma tropa inicial sobre um território desocupado, e é a vez do próximo jogador. No final, todos os 42 territórios estarão dominados (alguns jogadores podem controlar mais territórios do que outros).
  • Reforce os Territórios — O jogador seguinte reforçará territórios colocando uma tropa inicial sobre um território já controlado por ele. O reforço continua em sentido horário até que todas as tropas iniciais sejam posicionadas.

O Jogo

  • O jogador que posicionou a primeira tropa será o primeiro a jogar. O jogo continua no sentido horário.
  • O terceiro e quarto jogadores começam com uma carta. O quinto jogador começa com duas cartas. Lembre-se, as cartas são coletadas aleatoriamente da Pilha de Saque.

Na sua vez

  1. No início de cada rodada, você pegará novas tropas.
  2. Em seguida, ataque ou não seus inimigos.
  3. Após terminar o ataque, pegue a carta referente ao Objetivo, caso o complete e Recompensa correspondente.
  4. Manobre as suas tropas e pegue uma carta se tiver conquistado pelo menos 1 território inimigo.

Tropas — Seta menor representa 1 tropa, a seta maior, 3 tropas.

Dados — 3 dados de ataque, 2 dados de defesa.

Cartas — Há 1 carta para cada território no tabuleiro. Cada carta possui o nome e a imagem do território, além de 1 ou 2 estrelas.

Recebimento de tropas

1 Territérios e Cidades — Conte o numero de territérios e cidades controladas pelo jogador e divida por 3 (ignore as casas decimais). Se este numero for inferior a 3, arredonde para 3. Pegue esse numero de tropas da caixa e coloque-as 4 sua frente. Pode-se escolher a combinagio das setas que representam as suas tropas, por exemplo, se for coletar 3 tropas, pode pegar a seta maior que representa 3 tropas, ou entio pode pegar 3 setas menores.

Bónus de Continente — Se vocé controlar todos os territérios dentro de um
continente, utilize a tabela presente no tabuleiro e receba suas tropas.

Capitais — Pegue 1 tropa para cada capital controlada pelo jogador.

Cartas — As cartas possuem 1 ou 2 estrelas. Se possuir cartas com 2 estrelas ou cartas que somam 2 ou mais estrelas, você poderá escolher trocar 1 ou todas elas para adquirir tropas. O numero de estrelas determina quantas tropas o jogador conseguira. O jogador pode trocar de 2 a 10 estrelas. Veja a tabela no tabuleiro para saber quantas tropas o jogador conseguira por um determinado conjunto de cartas. Selecione então as cartas que deseja, colocando-as em uma Pilha de Descartes a ser montada em local de fácil visualização para os jogadores. Adicione essas tropas 4s outras j4 adquiridas. Os territórios nas cartas são irrelevantes quando você estiver adquirindo tropas.

Observar — Apos adquirir suas tropas, o jogador deve colocar TODAS suas
tropas nos territórios que ele controla. Pode escolher posicioná-las em apenas um território ou espalha-las por todos os seus territórios. Se as setas que representam as tropas de sua cor acabarem pode-se utilizar algum objeto para representa-las.

Ataque

  1. Escolher um território que contenha pelo menos 2 tropas. Selecione 1 tropa para “ficar na retaguarda” e guardar seu território. As tropas restantes podem atacar o território inimigo.
  2. Escolher quantas tropas atacarão. O jogador pode enviar 1,2 ou 3. O territério pode ter mais de 3 tropas, mas nfo mais de 3 podem atacar.
  3. O jogador que for atacado escolheré quantas tropas o defenderdo. 1 ou 2.
  4. Cada lado joga 1 dado para cada tropa na batalha. Isto significa que quem estiver atacando jogara 1, 2, ou 3 dados e quem estiver se defendendo jogara 1 ou 2 dados.
  5. Ambos os lados colocam seus dados em ordem, do número mais alto ao mais baixo. Compare seu dado mais alto com o dado mais alto do oponente. O número maior vence e em caso de empate, a vantagem fica com a defesa.
  6. Se o defensor não possuir mais tropas no território, o jogador poderá mover suas tropas para o território conquistado. Mesmo que somente possa atacar com 3 tropas, o jogador poderá mover mais do que esse numero para o território conquistado, desde que deixe pelo menos 1 tropa na retaguarda.
  7. Se o território conquistado possuir uma capital inimiga, ela permanece em jogo.
  8. Se o jogador conquistar o Ultimo território de um oponente, como recompensa recebera todas as cartas desse jogador.

Objetivos — Após terminar seus ataques, o jogador olha os Objetivos colocados no tabuleiro. Se completou um deles durante sua jogada, deve manter em seu poder a carta referente ao Objetivo no espago deixado no tabuleiro. A medida que o jogo continua, menos Objetivos estarem disponíveis. Se o jogador cumpriu mais de um Objetivo na
mesma rodada, deve escolher apenas 1 para recolher – os jogadores podem recolher apenas um Objetivo por vez. Quando 1 Objetivo é atingido, ele néo muda de mios a nado ser que um jogador seja eliminado. Se eliminar outro jogador, você pode pegar os Objetivos dele, além de quaisquer outras cartas que ele possuir.

Cada Objetivo possui uma recompensa. A menos que o jogador receba a Base Aérea, deve colocar as recompensas 4 sua frente para controle. Ao eliminar outro jogador, as recompensas obtidas por ele séo eliminadas do jogo.

Recompensas Secundarias

Base Aérea — Pegue a ficha da Base Aérea e coloque-a imediatamente sobre qualquer território sobre seu controle. Enquanto possuir uma Base Aérea, poderá adicionar o n° 1 ao seu dado, o n° mais alto jogado em qualquer batalha pelo território ou em qualquer território adjacente. Esta regra funciona tanto para ataque quanto para defesa. Se perder o controle do território, ela sera destruída.
Manobra Inicial — Pode manobrar as tropas no inicio de sua vez, logo apés té-las adquirido, mas antes de fazer o primeiro ataque.
Manobra Adicional — Receberá uma manobra adicional para sua tropa durante sua fase de manobras.
Carta Garantida — Tera garantia de 1 carta no fim de sua vez, mesmo que não conquiste 1 território ou complete algum objetivo.

Recompensas Principais

Dado de Ataque – Pegue o dado bénus de ataque. Quando estiver atacando,
podera jogar o dado adicional de ataque. Apés jogdé-lo, substitua o menor
nimero obtido pelo nimero do dado bénus de ataque (a menos que o nimero
obtido seja menor).

Dado de Defesa – Pegue o dado bônus de defesa. Quando estiver defendendo, poderá jogar o dado adicional de defesa. Após jogá-lo, substitua o menor numero obtido pelo numero obtido no dado de bônus de defesa (a menos que o numero obtido seja menor).

2 Tropas — O jogador tem direito a 2 tropas adicionais em cada rodada no
momento em que for adquirir tropas.

Manobrar as Tropas

No final de sua jogada você poderá fazer 2 coisas: Manobrar as tropas e tirar 1 carta (caso tenha conquistado pelo menos 1 território).

Pegue quantas tropas quiser de apenas UM de seus territórios e mova-as a UM outro território “conectado”.

Os territórios serio considerados “conectados” se todos forem controlados pelo jogador. Nesse estagio, o jogador não pode passar por territórios inimigos.

Isto nado ¢ ataque; é simplesmente a movimentação de tropas dos seus territórios para outros, a fim de proteger sua linha de frente ou posicionar-se para a
próxima rodada.

Tirar uma Carta

Ao conquistar pelo menos | território inimigo em sua rodada, o jogador tem o direito de tirar uma carta. Não importa se conquistou apenas | território ou 40, deve-se pegar apenas | carta.

Se o jogador completar um Objetivo, não poderá tirar 1 carta nessa rodada.

Facebook