sáb. jul 11th, 2020

Banana Quântica

Blog fanzine de entretenimento

Regras do jogo Jenga

2 min read

Jenga é jogado com 54 blocos de madeira. O comprimento de cada bloco é três vezes maior que a largura, e cada bloco é levemente menor em altura que em largura. Os blocos são empilhados em uma torre, cujos andares são compostos de três blocos adjacentes pelos seus lados mais longos; cada um dos dezoito andares é perpendicular ao anterior. Como empilhar os blocos pode ser entediante, uma bandeja para auxiliar na tarefa comumente está incluída no produto.

Uma vez que a torre tenha sido construída, o construtor deve iniciar o jogo. Uma jogada consiste em retirar um e apenas um bloco de qualquer andar que não esteja logo abaixo do andar incompleto mais alto. O bloco retirado deve ser posto no topo da torre, de modo que os blocos formem novos andares.

Ambas as mãos podem ser usadas para retirar o bloco, mas apenas uma mão poderá estar em contato com a torre a cada momento. Blocos podem ser tocados, para se encontrar um bloco solto que poderá ser retirado sem derrubar a torre.

Qualquer bloco que, ao ser movido, ameace derrubar a torre, deve ser deixado no lugar para onde foi retirado, caso o jogador desista de usá-lo; o bloco só pode ser devolvido com a mesma mão que o ia retirar.

O turno termina quando o próximo jogador toca a torre, embora ele possa esperar dez segundos entre o turno anterior e o próximo, caso acreditem que a torre esteja prestes a cair. O próximo jogador é o jogador da esquerda.

O jogo termina quando uma peça cai da torre, com exceção da peça que se está sendo removida. O perdedor é a pessoa que derrubou a torre (ou seja, cujo turno foi aquele em que a torre caiu); caso haja vários jogadores, o vencedor é aquele que fizer a última retirada que não derrubar a torre em uma partida.

Naturalmente, é possível jogar Jenga sozinho, especialmente para fins de treinamento.

Facebook