Regras do jogo GO

Go, Weiqi ou Baduk é um jogo estratégico de soma zero e de informação perfeita para tabuleiro em que dois jogadores posicionam alternadamente pedras pretas e brancas. Sua origem remonta à antiga China, há cerca de 2.5 mil anos.

O jogo é popular no leste da Ásia, mas seu desenvolvimento pela Internet aumentou muito a sua popularidade no resto do mundo.

O nome Go se originou da pronúncia japonesa de um antigo caractere 碁 (go), mas no Japão o jogo é chamado de 囲碁 (igo). Em chinês seu nome é 圍棋 (trad.) / 围棋 (simp.), pronunciado wéiqí ou wei-chi,[1] que significa “jogo de cercar [território]”. É conhecido como 바둑 (Baduk) na Coreia.

É reconhecido como um jogo que envolve grande capacidade estratégica, tendo grande número de praticantes na Coreia, na China e no Japão. Nos Estados Unidos e na Europa existem comunidades significativas, embora longe da expressão dos países onde o jogo é conhecido desde a antiguidade. Em outros lugares, como o Brasil, é praticado basicamente pelos da diáspora asiática e curiosos.

Regras básicas

Diferentemente de outros jogos de tabuleiro, como Xadrez ou Damas, no começo de uma partida de Go o tabuleiro encontra-se completamente vazio.

A primeira jogada é feita pelo jogador com as pedras pretas, a seguir jogará a jogadora com as brancas, depois de que ambos os jogadores alternarão suas jogadas.

Uma jogada consiste em colocar uma pedra numa das intersecções vazias no tabuleiro, incluindo as bordas.

Uma vez introduzidas no jogo, as pedras não são movidas, mas podem ser capturadas pelo oponente e removidas do tabuleiro.

Uma pedra é capturada e removida do tabuleiro quando todas as intersecções diretamente adjacentes a ela (suas “liberdades”) são ocupadas por pedras do oponente. O mesmo aplica-se a grupos de pedras solidamente conectadas.

No fim da partida, quaisquer pedras ou grupos de pedras que não poderiam evitar captura são removidas como prisioneiras mesmo que não tenham sido de fato capturadas.

O final de uma partida simplificada de Go. As áreas em azul representam o território das pedras pretas (as pedras brancas marcadas com o X vermelho estão mortas, isto é, elas não podem evitar captura e são portanto prisioneiras, e por isso o canto superior esquerdo também é parte do território das pedras pretas); a área em verde representa o território das pedras brancas; as áreas em amarelo são “dame”: elas não pertencem a nenhum dos jogadores.

Via de regra, uma jogada pode ser feita em qualquer intersecção vazia no tabuleiro, mas há exceções: Uma pedra não pode ser colocada numa intersecção cujas liberdades, as intersecções adjacentes a ela, já estejam ocupadas por pedras do oponente ou se introduzi-la ali resultaria na captura de outras pedras da própria cor.

Adicionalmente, não são permitidas jogadas que recriem posições anteriores do tabuleiro.

Um jogador pode passar sua vez a qualquer momento.

A partida termina quando ambos os jogadores passam a vez consecutivamente.

Vence o jogador com a maior pontuação.

Pontuação

O final de uma partida simplificada. As áreas em azul representam o território das pedras pretas (as pedras brancas marcadas com o X vermelho estão mortas, i.e., não podem evitar captura e são portanto prisioneiras); a área em verde representa o território das pedras brancas; as áreas em amarelo são “dame”: elas não pertencem a nenhum dos jogadores.
Existem duas regras de contagem para determinar a vitória: a japonesa (também usada na Coreia) e a chinesa. No caso da japonesa, a pontuação do jogador é o número de intersecções vazias cercadas por suas pedras menos o número de pedras suas que foram capturadas pelo oponente. No caso da chinesa, as pedras que o jogador tem no tabuleiro também contam como pontos.

Uma vez que o número de pedras que um jogador tem no tabuleiro é diretamente relacionado ao número de prisioneiros que seu oponente capturou, a pontuação líquida resultante, isto é, a diferença entre as pontuações de ambos os jogadores, é idêntica sob ambos os sistemas de regras (a menos que os jogadores tenham feitos números de passes diferentes no decorrer da partida). Assim, o resultado líquido conferido pelos dois sistemas de pontuação raramente difere por mais de um ponto.

Komi

Uma vez que o jogador com as pedras pretas tem vantagem por fazer a primeira jogada, a jogadora com as brancas costuma começar a partida com uma quantidade adicional de pontos, komi, geralmente 6.5 no sistema de regras japonês e 7.5 no chinês.

Handicap

Há no Go o sistema de handicap que permite que jogadores de níveis diferentes possam jogar uma partida equilibrada e desafiadora para ambas as partes. O jogador menos experiente jogará com as peças pretas e posicionará algumas delas antes do começo da partida — a quantidade variando com a diferença de habilidade.

fonte: wikipedia

Facebook