
Descrição
O jogo é jogado com quatro participantes, formando duas duplas, devendo estar sentadas na mesa em posições alternadas.
- Jogadores – 4
- Baralhos – dois tradicionais de 52 cartas
- Distribuição – 11 cartas para cada participante e dois mortos
- Objetivo – Fazer mais pontos que a dupla oponente
Definições
- Jogo – três ou mais cartas, ordenadas, do mesmo naipe.
Exemplo: 3,4,5 e 6 de Paus; 10, Valete e Dama de Copas. (O Ás vale acima do Rei ou abaixo do dois.) o número mínimo de cartas é três, mas podem ser descidas mais cartas simultaneamente, ou outras cartas serem acresecentadas no decorrer da partida. - Curingas – Os dois são utilizados como curingas, podendo substituir qualquer carta.
Exemplo: Dama-dois-Ás de Ouros; sete-sete-dois. - Batida – é acabar as cartas da mão.
- Morto – só recebe o primeiro da dupla a bater.
- Batida Direta e Batida Indireta – Batida direta é aquela em que o jogador esvazia a mão sem jogar fora. Pegará o morto e continuará a jogar, sem comprar carta. Batida indireta é aquela em que o jogador termina suas cartas, descartando uma. Pegará o morto, mas só poderá utilizá-lo na outra volta, quando for a sua vez de jogar.
- Canastra – Jogo de sete cartas ou mais em sequência do mesmo naipe. Tem três tipos de canastra: “Limpa” (sem curinga), “Suja” (com curinga) e “De mil” (de ás a ás e sem curinga).
O Jogo Buraco – Canastra
O mão compra uma carta do baralho (monte constituído pelas cartas que sobrarem após a distribuição), verifica quais as combinações que pode fazer com essa carta e joga fora uma que não lhe interessa. Essa carta começa a lixeira, refugo ou cartas da mesa. Após jogar fora, jogará o segundo jogador à esquerda do primeiro e assim por diante, até que alguém termine a partida. Após cada compra o jogador poderá baixar uma combinação de cartas – jogo – antes de descartar (jogar fora) uma carta da sua mão. O descarte significa que ele acabou sua jogada e está passando a vez. O jogador não pode voltar atrás. Do segundo jogador em diante, existe opção entre a compra de uma carta do monte ou de todas as cartas da lixeira. O jogador que bater com as onze cartas iniciais, pegará as onze cartas de seu morto e o jogo continuará como antes. No jogo de parceria, cada morto corresponde a uma dupla. Se quem já pegou o morto tornar a bater, terminará a partida, mas para isso precisa-se de pelo menos uma canastra limpa. Se a outra dupla ou o outro jogador não pegar o morto, deverá descontar de seus pontos positivos os 100 pontos correspondentes ao morto, além das cartas que tem em mãos.
Contagem
Ao término da partida, somam-se os pontos na mesa, ou seja os valores das cartas baixadas, mais o valor extra das canastras. Deduz -se os valores das cartas que sobraram na mão. Para o jogador ou dupla que bateu, soma mais 100 pontos da batida e caso o outro jogador ou dupla não tenha pego o morto, diminui-se 100 pontos como penalidade.
Detalhe: Se um jogador comprar o morto por batida indireta e o adversário terminar a partida antes que chegue sua vez de jogar, o morto deverá ser pago, como se não o tivesse sido comprado.
Valor em pontos
- Batida = 100 pontos.
- Curinga (dois) = 10 pontos.
- Do Oito ao Rei = 10 pontos cada carta.
- Do Três ao Sete = 5 pontos cada carta.
- Ases = 15 pontos cada.
- Canastra Limpa – Vale 200 pontos.
- Canastra Suja – Vale 100 pontos.
- Canastra de Mil – Vale 1000 pontos.