Regras do Jogo Can-Can

Can-can é um jogo de cartas da Grow. Antigamente, era chamado Mau-mau, que hoje é produzido no Brasil e é uns dos jogos famosos no Brasil.

Elementos do jogo

O jogo possui 112 cartas, divididas assim:

Cartas simples (72 cartas)

18 cartas azuis, com números de 1 a 9
18 cartas verdes, com números de 1 a 9
18 cartas vermelhas, com números de 1 a 9
18 cartas amarelas, com números de 1 a 9

Cartas estratégicas (40 cartas)

8 cartas "+1", sendo duas azuis, duas verdes, duas vermelhas e duas amarelas
8 cartas "+2", sendo duas azuis, duas verdes, duas vermelhas e duas amarelas
8 cartas de "inversão" (com setas), sendo duas azuis, duas verdes, duas vermelhas e duas amarelas
8 cartas de "proibido jogar" (com um X inscrito), sendo duas azuis, duas verdes, duas vermelhas e duas amarelas
4 coringas com a inscrição "CAN CAN"
4 coringas com a inscrição "+4".

Como Jogar

O número de participantes varia de 2 a 10 e o objetivo básico do jogo é ser o primeiro a descartar todas as cartas que recebeu. Coloca-se na mesa uma carta por vez, para o descarte a regra é seguir um dos dois padrões da primeira carta virada sobre a mesa: a cor ou o número. Na seqüência o padrão será sempre a última carta descartada. Por exemplo, a carta virada é um dois vermelho, então o próximo jogador pode descartar um dois de qualquer cor (verde, amarelo, azul ou vermelho) ou qualquer carta vermelha. As cartas estratégicas servem para atrapalhar os demais jogadores em seu descarte.

Quando algum jogador descartar a carta “+2” o próximo jogador pode jogar apenas uma carta, outro +2 +1 dependente da cor, caso a pessoa tenha alguma carta +2 ou +1 ela irá jogar e o próximo jogador terá que pegar 3 ou 4 cartas do monte(se ele tiver +2 ou +1 a próxima pessoa pega 5 ou 6 cartas.. e assim segue o jogo), caso a pessoa que recebeu duas cartas não tenha +2 ou +1 ela perde a vez.

O “+4” deve ser somente quando a pessoa não possui nenhuma carta da cor que segue o jogo (mas pode acontecer trapaça). No caso de alguém jogar o “+4” o próximo jogador só é punido, não podendo jogar, porém tem o direito de duvidar se a pessoa não tem em mãos uma carta da cor do jogo dizendo “duvido”, obtendo assim o direito de ver as cartas do participante que jogou o “+4”. Se a pessoa que jogou tiver outra carta para jogar, esta deverá reconher o coringa (+4) e jogar a carta da cor do jogo, porém se não tiver, a pessoa que foi punida, ao invés de comprar 4 cartas, comprará 6. Se a pessoa tiver outro 4 + podera joga lo… Assim o outro comendo 8+.

Na primeira versão do jogo da Grow, a palavra dita quando se tem apenas uma carta na mão é “Por uma”, na segunda versão é “Can-can”.

Há a penalidade da compra de 2 cartas pelo jogador caso o mesmo esqueça de pronunciar a frase, porem todos os jogadores são obrigados a manterem seus jogos abertos o tempo inteiro nas mãos, caso algum jogador esteja com o baralho na mão fechado ele podera ser denunciado e penalizado tendo quer comprar +2. Ganha quem ficar sem nenhuma carta na mão e passar uma rodada até chegar novamente a sua vez. Na nova versão, os jogadores tem uma chance a mais de tentar se salvar. Depois da rodada em que um jogador venceu, os outros podem jogar uma carta para fazer o jogador que anteriormente teria vencido voltar ao jogo, por exemplo,um “+2”, fazendo o mesmo voltar ao jogo com duas cartas.( não válido em duplas) Se algum jogador colocar a carta reversão durante a compra, o jogador que jogou a carta de compra deverá comprar o que ele jogou.

Facebook