Regra do jogo: “Cara a Cara”


O Cara a Cara, chamado também de Adivinha Quem?, é um jogo de tabuleiro muito popular; contudo, se estiver com dificuldades para entender como ele funciona, talvez seja melhor ler um guia. Neste artigo, você aprenderá todos os passos necessários para jogar esse jogo clássico e divertido.

1 – Retire as peças da caixa e separe-as. A maioria dos jogos lançados nos últimos anos vem pré-montada, de modo que não é preciso juntar as peças antes de usá-las. Contudo, se esse não for o caso, monte o jogo e o tabuleiro de acordo com as instruções no manual que o acompanha.

2 – Depois, encontre um segundo jogador para ser seu adversário.

3 – Embaralhe as cartas de Pessoa Misteriosa.

4 – Pegue uma carta e guarde-a sem deixar o outro jogador ver. Depois, peça para seu adversário fazer o mesmo.

5 – Escolha um tabuleiro. Os dois tabuleiros do jogo contém os mesmos personagens, que devem também estar alinhados na mesma ordem para ambos os jogadores. Assim, a única diferença é a cor — escolha a de sua preferência.

6 – Erga todas as molduras com com os rostos para que você possa ver todas as opções.

7 – Sente de frente para o oponente para que ele não consiga ver os traços faciais ou nome de sua Pessoa Misteriosa. Tentar adivinhar esse nome é o objetivo do jogo, portanto você nunca deve deixar a outra pessoa vê-lo.

8 – Coloque a carta que seu adversário tentará adivinhar no espaço vazio localizado na parte da frente e à direita do tabuleiro.

9 – Dê uma olhada nos traços dos rostos, pois você poderá tentar adivinhar quem é a pessoa de acordo com certas características marcantes, como cor dos olhos ou cabelos, presença ou não de barba, chapéu ou outros acessórios de diferentes tipos e cores, bem como pelo sexo (algumas pessoas são mulheres, outras são homens).

10 – Deixe o adversário fazer perguntas sobre as características de sua pessoa misteriosa. Lembre-se que só é permitido fazer perguntas que possam ser respondidas apenas com “sim” ou “não”.
Faça somente uma pergunta por vez.

11 – Faça perguntas alternadamente entre os dois jogadores.

12 – Abaixe as molduras que não descrevam a pessoa misteriosa (ou que tenham “não” como resposta a uma pergunta).

13 – Quando achar que sabe quem é a pessoa misteriosa, tente adivinhá-la. Se o seu palpite estiver certo ou se o seu adversário errar, você ganha o jogo. Quando alguém tenta adivinha a pessoa misteriosa e erra, o outro jogador deve dizer a resposta certa.


Dicas para o jogo:

Na primeira jogada, a melhor escolha é perguntar o sexo da pessoa. Isso provavelmente vai eliminar diversas opções erradas.
O jogo é recomendado para crianças com 6 anos ou mais. Caso seus filhos mais novos queiram jogar, eles podem precisar de um pouco (ou muita) de ajuda.

Crianças com mais de 12 anos normalmente começam a achar o jogo chato, e elas podem acabar jogando de maneira errada (ou atrapalhar o jogo de crianças menores). Assim, tenha cuidado ao formar as duplas que irão jogar!

Para deixar a partida mais desafiadora, cada jogador deve pegar e adivinhar duas cartas de pessoa misteriosa. Quando a resposta para uma pergunta for “sim” porque pode ser correta para uma carta e não para outra, não abaixe nenhuma moldura.

Se quiser jogar mais de uma rodada, continue jogando até que alguém consiga acertar Cinco cartas. O marcador de pontos, localizado no canto esquerdo do tabuleiro, pode ser usado para ajudar a marcar os pontos do vencedor de cada rodada.

Jogo Cara a Cara com Aplicativo – Estrela
Agora você pode incrementar o jogo tradicional de Cara a Cara com o app ! Jogue contra seu amigo ou até mesmo sozinho no novo modo super memória! Baixe o aplicativo pela Google Play e na Apple Store . Para jogar, precisa ter o novo jogo Cara a Cara. Contém na embalagem: 2 tabuleiros plásticos, 48 molduras plásticas, 1 folha com 48 rostos, 1 folha com 24 cartas e 1 manual de instruções.

Facebook