[Opinião Quântica] Saga

A menos que você tenha passado uns tempos em outra galáxia, já deve ter ouvido falar de Saga, a série premiadíssima (da também premiadíssima) dupla Brian K. Vaughan e Fiona Staples, que falando em prêmios, nos últimos dias Saga foi contemplada com o seu QUARTO Eisner de melhor série, superando até então a marca de Sandman com três prêmios, já deu pra perceber que estamos falando de algo grande aqui, certo?

Bom, depois desta carteirada, vamos ao plot: O planeta Aterro (o maior da galáxia) e Grinalda que é a sua Lua, estão em uma guerra interminável pela galáxia, a história gira entre Alana (cidadã de Aterro) e Marko (de Grinalda) que acabaram de ter um filho juntos e agora precisam lidar com as consequências dos 2 lados querendo exterminar o casal.

A primeira vista parece um roteiro bem clichê de amor proibido, mas todos os clichês que a história poderia preguiçosamente se escorar ela deixa de lado logo de cara e passa longe de ser uma trama “fofa”, é uma história de amor e guerra e seus respectivas consequências.

A série mistura Star Wars, Guia do Mochileiro das Galáxias, Game of Thrones, Romeu e Julieta e mais um monte de referências sem parecer forçado ou excessivamente fan-service, tudo funciona e é fluído. Temos diversos diálogos inteligentes e um humor que dificilmente você irá encontrar em tão alto nível por aí.

A história ainda tem várias sacadas geniais, como por exemplo a guerra ser “terceirizada”. Como Aterro e Grinalda não podem simplesmente se explodir por precisarem um do outro para ficarem em órbita, eles vão tirar suas diferenças em OUTROS lugares e nisso acabam envolvendo toda a galáxia. Outro ponto de destaque é o design dos personagens, sério, aonde mais você encontraria um “planeta bordel”, uma civilização de humanoides com cabeças de televisores, ou então, isso:

Atualmente Saga está sendo publicada no Brasil pela editora Devir, e está atualmente em seu 5º encadernado e já entra para o Hall dos quadrinhos que serão lembrados mesmo depois de muito tempo, como o já citado Sandman, Watchmen entre outros.

Saga merece todos os elogios que tem recebido ultimamente e por mais fantástico (e as vezes nonsense) que seja seu universo, Saga é a história “alienígena” que melhor aborda política e o comportamento “humano” que você irá ler, altamente recomendado!

Facebook

Deixe uma resposta