O Livro dos 5 Anéis

Terminando minha tri-postlogia sobre Miamoto Musashi, apresento O Livro dos 5 Anéis, escrito no século XVII pelo próprio. Miamoto Musashi passou a vida trilhando o caminho da espada, em busca da iluminação por meio do Kendo, desenvolvia uma visão precisa da realidade, nunca se desviando de uma conduta digna e honesta. Ao final de sua vida, quando se tornou um mestra invencível na arte da esgrima se recolheu e resolveu passar adiante seu conhecimento para as gerações futuras. Este seria o seu legado.

Este livro em questão é dividido em um longo preambulo, onde se situa o leitor no então momento histórico do Japão. É preciso antes entender como se davam os costumes da época, para então, se colocar toda a descrição do livro sob um perspectiva de um guerreiro da época. Continuando o preambulo, conta-se a história de Musashi desde seus 13 anos de idade até o seu recolhimento para escrever este livro.

Terminada esta apresentação, começa o livro de fato. Este é dividido em 5 livros – a razão dos 5 anéis descritos no título. O Livro da Terra, onde ele fala a respeito da estratégia e sua importância para uma batalha.O Livro da Água, fala a respeito da relevância espiritual, a verdadeira força por trás da ação ou inação. O Livro do Fogo, fala a respeito da técnica e a aplicação da mesma para se vencer uma batalha. O Livro do Vento, fala a respeito de conhecer seu inimigo, conhecer sua filosofia e o modo de agir, de maneira que se possa antecipar seus movimentos e coloca-los em desvantagem. O Livro do vazio é uma proposição filosófica a respeito daquilo o que se conhece e do que não se conhece. Propõe uma forma de apurar a percepção e a visão para encontrar no vazio um caminho a se trilhar.

“No vazio está a virtude e não o mal. A sabedoria tem existência, o princípio tem existência, o Caminho tem existência, o espírito é o nada.”
(Teruo Magonojo Shinmen Musashi)

O Livro dos Cinco Anéis é um guia de estratégia, considerado um clássico da literatura Japonesa. Assim como a arte da Guerra de Sun Tzu, este livro é uma obra lida por empresários, estudantes, gerentes de Marketing, em todo o mundo, interessados em táticas para atingir o sucesso.

Leitura curta mas muito instrutiva – se você souber colocar as coisas em sua perspectiva certa. Esta edição tem 116 páginas e foi editada pela Madras Editora Ltda. (http://www.madras.com.br/portal/)


Ótima leitura eu recomendo.

Facebook