Musashi: O Romance.

Como prometido, vamos falar um pouco a respeito do romance Musashi, a história do mais famoso samurai de todos os tempos.

O romance é baseado diretamente na história  japonesa e narra um período de vida de Musashi,
que viveu entre 1584 e 1645. O autor Eiji Yoshiokawa dividiu sua obra em sete livros: A Terra, A Água, O Fogo, O Vento, O Cêu, As Duas Forças e A Harmonia Final. Destes, os cinco primeiros são uma referência ao gorin, os cinco elementos básicos que se compõe, segundo o Budismo, toda e qualquer matéria, ou ainda os ciclos por que passa o espírito humano para alcançar a perfeição. Metaforicamente ele começa pela terra impura até atingir o estágio mais alto, o céu, ou o segundo da concepção Budista, a paz do nada, o nirvana. Tema que o próprio Musashi aborda em seu livro o “Livro dos 5 Anéis”. Vamos falar deste livro em outro post também.

Desta forma esta edição do romance, com 1809 páginas divididas 2 dois volumes. O Volume 1 o amarelo e o volume 2 o azul, e impressa em 2004 conta a história de um garoto sanguinário, que se transforma – ao longo a estória – em um guerreiro equilibrado e evoluído, buscando sua iluminação pelo caminho da espada.Torna-se assim uma lenda Japonesa, o maior e mais sábio entre todos os samurais. Em paralelo à história de Miamoto Musashi, há a descrição da história do próprio Japão, sua cultura, seus costumes, seus valores e modo de vida. 
Os meus livros comprei em 2005, no site da editora ( http://www.estacaoliberdade.com.br/ ) é possível encontrar estes volumes e outras edições. Confiram, são mais de 1800 páginas de uma estória cativante e empolgante. É uma ótima leitura, eu recomendo.

Facebook

  • oi, você sabe se tem o volume 3 nessa edição?

    • Oi Bruna, obrigado pela visita.
      Respondendo sua pergunta… Não, a estória acaba no segundo livro – o azul.
      Existe a opção do livro dos 5 anéis, mas este seria uma compilação de um livro que o próprio Musashi escreveu. (tenho um post sobre ele em: http://bananaquantica.blogspot.com.br/2012/02/o-livro-dos-5-aneis.html ).

      Mas o do Mushashi nesta edição acima acaba no segundo, juro procê!!! 🙂