Motivos pelos quais assistir um filme em 3D é ridículo.

Particularmente, não acho que o 3D contribua efetivamente pra nada em qualquer filme que seja exibido no cinema por incontáveis motivos mas vou compartilhar com vocês apenas 3 desta vez:

  1. Fazendo uma análise técnica do recurso a dita projeção de simula um 3D tão somente faz aparecer camadas na projeção. O chamado 3D é tão somente a impressão que você tem de uma camada estar na frente da outra, não temos ideia de volume ou profundidade simulada. Tão somente vemos uma camada em evidência sobre outra camada desfocada. Na minha opinião nenhuma produção ganha com uma separação de camadas … me perdoem o termo … idiotas. Existe algo chamado foco nas lentes das câmeras, existem lentes para todas as distâncias que trabalham as luzes de maneira a garantir uma fotografia perfeita de um plano, se for bem utilizado dispensa essa besteira.
  2. Ninguém, e reforço, ninguém sabe ou algum dia soube utilizar o recurso como deveria. Aí você me perguntaria… Rah!! e você é quem sabe Rodrigo? E eu responderia “Noops!!” já que obviamente não utilizaria o recurso. Mas…. e sempre tem um mas… existem coisas que eu não faria. Uma coisa que eu não faria é cortar o objeto que deveria saltar da tela com um plano incorreto… logo qualquer objeto que pretenda se destacar e não estiver em plano aberto vai parecer um layer no photoshop. E acontece direto, ora faça-me o favor, se o sujeito está com uma espada, faca, metralhadora, bazuca, lança ou seja lá o que for na mão… por favor senhor diretor, não deixe que cortem o objeto no enquadramento porque perde todo o sentido, aliás o ideal é deixá-lo apontado para a câmera… por que? Porque essa droga tem que sair da tela e aparecer no nariz do expectador, do contrário todo recurso foi por terra. E pasmem eles continuam trabalhando os planos de 3D como se fossem cinema 2D.
  3. Ter que utilizar aqueles óculos acabam com todo meu conforto. Imagina, você entra na sala de cinema, compra sua pipoca, seu refrigerante, se acomoda em um lugar que te permita assistir o filme com o maior área, acústica e conforto possível. Dá uma olhada antes pra ver se não vai haver adolescentes em grupo falando nos arredores – motivo pelo qual sou contra lugares marcados também – e senta pra assistir seu filme. Passa propaganda, passa trailer, mais propaganda , instrução de segurança… e quando sua pipoca já esta quase pela metade e sua boca murcha de tanto sal, começa o filme. Então você tem que colocar na cara aquele óculo que – geralmente – não te cabe e ficar ajustando seus olhos para captar aquela simulação mal acabada de 3D. Neste momento os olhos trabalhando intensamente tentando fundir as imagens que foram deliberadamente separadas para te passar uma sensação pobre de um efeito 3D. Tô falando besteira? então citando:

” O médico explica que o grande esforço tentando fundir as imagens diferentes apresentadas a cada olho causou o cansaço visual da esposa. Para ver a imagem em 3D é necessário que a imagem formada em cada olho seja clara. “Se seus olhos não estão vendo a mesma imagem, seu cérebro tem que fazer muito esforço para mesclar as duas imagens. Em última análise, é o seu cérebro que está fazendo o esforço que causa a dor de cabeça, mas são os olhos que estão criando o trabalho extra para seu cérebro”, diz o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.”

Obviamente se há tanto esforço para tornar natural aquilo que foi intencionalmente colocado como anti-natural não pode haver conforto nisso.

Finalizando, acho que a única experiencia 3D em projeções seria se pudéssemos assistir um filme em holograma em um anfiteatro ou mesmo em um estádio onde cada um assistiria a estória de um ângulo diferente, com perspectivas diferentes… onde se pudesse assistir pedaços de estórias por estar mais próximos daquilo que está sendo projetado… onde teríamos que assistir o filme várias vezes porque teríamos que sentar em lugares diferentes pra entender o todo da estória… mas isso não seria cinema e nem seria teatro, seria outra coisa, outra mídia… mas seria uma real experiência 3D pra mim.

Facebook

Deixe uma resposta