Itau Cultural | Caminhos da HQ

As várias fases da produção dos quadrinhos, a referência a questões do sagrado e a influência da HQ japonesa no Brasil são os assuntos do segundo ciclo de debates Caminhos da HQ, que ocorre nas quartas 2, 9 e 16 de agosto, no Itaú Cultural, em São Paulo.
Três pares de quadrinistas falam com o público a cada dia: no dia 2, José Aguiar (A Infância do Brasil) e Mariana Cagnin (Black Silence); no dia 9, Alex Mir (Orixás – do Orum ao Ayê) e Laudo Ferreira (Yeshuah); no dia 16, Marcelo Cassaro e Petra Leão (Turma da Mônica Jovem, Holy Avenger). Os convidados, além de apresentar seu processo criativo, criarão quadrinhos ao vivo.

José e Mariana conversarão sobre o que abarca um projeto de quadrinhos – roteiro, publicação, divulgação – e o que extrapola, como o diálogo das HQs com outras linguagens artísticas e as atividades dos autores em outras mídias. Alex, que se inspirou na religiosidade africana, e Laudo, que recontou a vida de Jesus Cristo, tratam de como o sagrado aparece nas suas histórias. Por fim, Marcelo e Petra comentam o impacto dos mangás no mercado brasileiro.

Cobertura

O Caminhos da HQ – assim como a Banca de Quadrinistas – terá neste ano uma cobertura em quadrinhos. O responsável por transformar esses eventos sobre a nona arte em nona arte será Alexandre de Maio, especialista em jornalismo em quadrinhos. O conteúdo será publicado posteriormente no site do Itaú Cultural, em data a ser divulgada.

Histórico

Quadrinhos e seus autores têm sido protagonistas em diversas atividades do Itaú Cultural. É o caso da série Ocupação, que homenageou os quadrinistas Angeli (2012), Laerte (2014) e Glauco (2016) – as duas primeiras mostras vencedoras do Troféu HQ Mix na categoria Exposição, e a última recém-indicada ao mesmo troféu, na categoria Evento.

Além disso, artistas como Lourenço Mutarelli, Fábio Moon, Gabriel Bá, Marcelo D’Salete, Carol Rossetti e Rafael Coutinho estiveram na programação do instituto.

Caminhos da HQ
quartas 2, 9 e 16 de agosto de 2017
às 19h
[duração aproximada: 90 min]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 224 lugares
entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do encontro, com direito a um acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do encontro, um ingresso por pessoa

mais informações: programação via Itau Cultural

fonte: Itau Cultural

Facebook