Dica Quantica: Reinventando os Quadrinhos.

A dica quântica desta vez é o título: Reinventando os Quadrinhos de Scott McCloud. Como diz a capa é o mesmo autor de Desvendado os Quadrinhos – este eu não li – e nesta, por assim dizer, continuação Scott faz um levantamento do que ele identifica como as doze revoluções que influenciam a criação, a leitura e percepção dos quadrinhos atualmente.

O livro é dividido em duas partes principais. Na primeira parte ele aborda os seguintes tópicos: A vida dos quadrinhos como forma de arte e literatura; A batalha pelos direitos dos criadores; A reinvenção do negócio dos quadrinhos; A percepção volátil  e transitória que o público tem dos quadrinhos; A representação sexual e étnica nesse meio. Na segunda parte do livro ele aborda o retrato das revoluções digitais nos quadrinhos, incluindo: A complexidade da produção digital; O explosivo mundo da difusão online; Os desafios decisivos do infinito cenário digital.

O mais interessante é que são 241 paginas com uma narrativa feita em quadrinhos, o personagem de McCloud perpassa todos os tópicos utilizando arte sequencial para abordar os temas. Muito bom, e recomento.

Por: Rodrigo Nunes

Facebook

Deixe uma resposta