30 de outubro de 2020

Banana Quântica

Blog fanzine de entretenimento

Como jogar Perfil

2 min read

Esse é um ótimo jogo para se divertir em família ou em grupos e mistura sorte com conhecimentos gerais, sendo preciso estar bastante antenado para vencer. A cada rodada um jogador tira uma carta com várias dicas sobre uma pessoa, uma coisa, um ano ou um lugar e deve compartilhar isso com os demais, até o momento que alguém dá o palpite certo sobre o perfil secreto da carta. Quanto menos dicas o jogador precisar, mais pontos vai ganhar. E relaxa, pois com as 390 cartelas a diversão segue por horas.

O Jogo

No tabuleiro a gente tem casas para andar, números de 1 a 20 e quatro categorias, que são Ano, Lugar, Pessoa e Coisa. Cada jogador (podendo ser de 3 a 6) vai pegar uma carta e ler para os demais, mas primeiro só é revelada a categoria, depois cada um dos outros jogadores vai pedir uma dica, um de cada vez. Se for pedida a dica nº 1, esta será marcada no tabuleiro com a ficha vermelha  e a pessoa com a carta vai ler o que está escrito no nº 1 da carta. Após ouvir a dica, quem a pediu tem o direito de chutar, se ela acertar, vai andar o número de casas correspondente à quantidade de dicas que não foram pedidas, ou seja, se a dica de nº 1 foi a primeira e única, o jogador vai andar 19 casas (20 – 1), se acertarem na 5ª dica, quem acertou anda 15 casas.  Tem ainda uma ficha azul chamada de “palpite a qualquer hora” que você pode ganhar ao pedir uma dica, ela te permite chutar na vez de outro jogador. Se você acertar uma carta e cair em uma ? no tabuleiro, você tem direito a uma carta só pra você, mas você só pode pedir até 5 dicas e só pode chutar uma vez. Se você acertar na primeira dica, anda 10 casa, se acertar na segunda anda 8 e por aí vai.

Versões

O jogo possui várias versões mudando ou atualizando os temas, por isso vemos a numeração… 2,3,4,5,6… esportes, atualidades – e até uma versão júnior 1 e 2 para crianças.

Características

  • Número de jogadores: 2 a 6 jogadores
  • Faixa etária: a partir de 12 anos
  • Dificuldade: Média

Facebook