Bishojo – Arte e Colecionismo

Menina Bonita!!! Este é o significado para o termo em japonês “BISHOUJO”, a sua variação “BISHOJO” – sem o U – é utilizada única e exclusivamente para personagens de ação. Existem várias formas de expressão artística do termo, desenho, pinturas, ilustrações e esculturas. Neste post vamos falar um pouco sobre a escultura. São itens de coleção e servem para adornar mesas de escritórios, home office, prateleiras, dentre outras. Uma das formas mais nerd de colecionismo, são muito difundidas no Japão e na América do Norte. No Japão é tão popular que existem fábricas de produção em massa das estatuetas, sempre representando personagens de ação. Um exemplo é a Kotobukiya – fábrica japonesa com filial nos Estados Unidos que fabrica em série vários personagens de ação dos animes e mangás japoneses, assim como personagens – masculinos e femininos – do universo DC Comics, Marvel Comics e Star Wars.

Os personagens femininos que assumem uma proposta mais sensualizada recebem o título de BISHOJO. Veja alguns exemplos de personagens de HQs ocidentais.

 Geralmente estas peças são produzidas em materiais como PVC ou ARTFX. A concepção, porém, ainda é artesanal – feita com Clay, que é uma argila industrial reutilizável.

No Japão costuma-se vender e colecionar as figuras associadas aos mangás e animes com uma proposta bem mais erotizada, lembrando a proposta americana de PinUps dos anos 50 e 60. As figuras femininas são assim associadas, muitas vezes, a um misto de inocência e erotismo, como era explorado nos Estados Unidos pelos artistas que pintavam as PinUps no pós-guerra.
E é claro que também e explorado os opostos entre brutalidade e delicadeza da heroínas de ação.
Se você gostou e quer ver mais imagens a respeito do tema BISHOJO, acesse minha conta no Pinterest e visite o Board Bishojo estou sempre atualizando com imagens novas.

Facebook

Deixe uma resposta