Baú Quântico: Bhelial n.6 – Achada nas prateleira dos fundos de uma banca de quadra.

Eu juro que não estava procurando, fui a banca pra procurar a quarta edição do reboot da liga da justiça, mas sempre dou uma fuçada em todas as prateleiras para conferir as novidades. Pra minha surpresa encontro uma fileira com umas 10 revistas da da edição número 6 da BHELIAL! Me surpreendi, pensei comigo:

– Ué estão relançando Bhelial? O que faz este monte de revistas na prateleira de uma banca de quadra?

Foi quando comecei a conferir as páginas  e constatei que a impressão foi feita em 2001. São 11 anos na prateleira, mas a revista ainda estava interassa. Não contei conversa, comprei – 3 reais o preço de capa.

Para àqueles que nunca ouviram falar de Bhelial, esta é uma revista em quadrinhos feita em Brasília, tem o título de seu personagem principal criado por Kelly Alves  & Rafael Pinheiro.


Bhelial conta a estória de um jovem universitário usado como cobaia no teste de uma nova droga chamada DHOPS. Depois de ter recebido uma dose cavalar da droga o protagonista se transforma em um  monstro que passa a caçar usuários e traficantes de uma variação da nova droga que agora esta circulando pela cidade de Brasília.

O roteiro, ilustrações e também as cores são assinadas por Rafael Pinheiro um dos criadores do personagem. O mais admirável em Bhelial foi a coragem de se bancar uma estória em quadrinhos, registra-la usando um selo independente – a própria produtora dos dois sócios – e distribui-la pelos pontos de venda da cidade. Até onde eu sei só saíram 6 edições da revista, mas já se tornaram um cult pela raridade de se conseguir achar.

Uma coisa estranha sobre a revista é que é virtualmente impossível de se achar alguma informação mais aprofundada sobre o assunto, todas as referências eletrônicas (sites, emails, blogs) foram apagadas. O que agente consegue é encontrar aqui ou ali alguma referência a respeito. Uma pena, pois sabemos da dificuldade de se bancar uma publicação no Brasil, distribuir então quase impossível, contudo o que se imagina é que o sonho pode ser repensado utilizando as novas tecnologias de revistas eletrônicas, contudo até agora não vi nada a respeito deste título.

Esta edição é a Bhelial n° 6

Publicado em: agosto de 2000
Editora: Daedalus Produções Ltda.
Licenciador: Deadalus Produções
Categoria: Revista Periódica
Gênero: Policial
Status: Fora de circulação
Número de páginas: 30
Formato: (17 x 26 cm)
Colorido/Lombada com grampos
Preço de capa: R$ 3,00

Facebook