[Banca de Resenhas] O Despertar

O Despertar, série autoral de Scott Snyder, foi lançada originalmente em 2013, com 10 edições, sob o selo Vertigo. Aqui no brasil, chega em dois volumes, pela Panini.

O primeiro volume acompanha a aventura da bióloga marinha Dra. Lee Archer, quando o governo a recruta para investigar um mistério nas profundezas do oceano. Aqui temos uma história com um clima de terror e suspense, cativando o leitor a cada página. O plot é descoberto antes do final do primeiro volume, mas o modo como ele é conduzido até à última página é surpreendente.

No segundo volume, Scott Snyder mostra sua versatilidade e muda o clima de terror para um conto épico de um mundo pós-apocalíptico, 200 anos depois dos acontecimentos do primeiro volume. Aqui, acompanhamos outra protagonista, Leeward, e seu golfinho Dash, tentando descobrir um modo de salvar o mundo. Mas, como Leeward descobre, nem todos podem querer descobrir os segredos obscuros do planeta.

A arte estonteante do Sean G. Murphy acompanha bem o thriller, e é um presente enorme para o leitor, principalmente nas páginas duplas.

Na minha opinião, a narrativa é excelente, até a primeira metade do segundo volume. Sou muito fã das histórias do Scott Snyder, mas não gosto do desfecho que ele deu para O Despertar, o plot twist no final é meio confuso, e acho que algumas coisas poderiam ficar sem explicação para manter o clima de suspense, e o leitor poder tirar suas próprias conclusões.

Para o primeiro volume, minha nota é 9.5, para o segundo, 7.5. Nota geral: 8.5.

Valor: R$19,90 cada.

Facebook