A Morte do Superman #2 | Roupa nova de novo + poder e o traço de John Romita Jr.

superman

Mal renovou o guarda roupa par a estreia do reboot em Novos 52 e a DC já Rebootou o balde e restartou tudo quanto foi título, mas antes do “Future END” no negócio todo a DC nos fez um favor. Nos deu motivos para querer que tudo isso acabe mesmo.

Na falta de boas estórias artifícios superficiais começam a ser usados como recurso para – tentar – atrair novos leitores. Refactoring de roupa é sem dúvida uma delas. O pior que se fosse funcional ainda vá lá – exemplo uma upgrade da armadura do Homem de Ferro. Mas algum gênio achou por bem colocar luvas coladas a manga da camisa dele. Muito útil!!! Ainda bem que ele não tem pressa de vestir essa roupa pra salvar o mundo. Há! e o cinto mudou, para combinar!

Não contentes com isso arrumaram mais poderes pra ele, no lugar de juízo!! Já não bastava o Christopher Reeve Jogar uma armadilha de papel Celofane com o escudo, se multiplicar em 4, sumir e aparecer do nada, emitir um raio estranho pela mão, tudo isso em Superman 2. Isso sem falar no “beijo do esquecimento”, quando ele oportunamente comia a Lois Lane e depois fazia ela esquecer tudo com um beijo.

Pois bem, não bastasse tudo isso, agora ele emite uma rajada de energia solar por todo seu corpo… Bem, já que ele é uma bateria solar nada mais justo que ele possa liberar essa energia. Mas é obvio que se você libera sua reserva, com certeza não terá energia para sustentar os outros superpoderes.

Superman_38_Cover

 

É amigo Criatividade mandou lembranças e as boas estórias são raras hoje em dia. Não bastasse esta crise criativa dos roteiristas, temos ainda que nos sujeitar a ver o Superman ser desenhado por um traço fraco como é o do John Romita Jr. Me desculpem os que gostam, mas são duas coisas que não abro mão em quadrinhos: Bom roteiro e Boa arte.  O traço dele pode funcionar muito bem pra Kick Ass mas pra Superman tá muito aquém das expectativas. E tem mais, acho que o Pai dele, Jonh Romita Sr. tem um traço melhor que o dele. Analisando o traço do Jr. , acho ele duro e sem movimento, como a grande maioria hoje em dia. Difícil achar alguém que proporcione a sensação de movimento numa banda desenhada, com os prazos que os caras tem pra entregar.  É uma produção em série, em que a arte gráfica e literária são sacrificadas para atender a demanda de quantidade.

Superman_New_Costume

Por essas e outras, que os títulos param de vender as bancas e as  livrarias são esvaziadas. Revistas são peças de arte, são como quadros, o suporte dos quadros são as telas e das revistas são o papel. Você baixa um quadro para pendurara na parede através de um APP? Pois é, Comic Books sim.

Facebook